sábado, 6 de março de 2010

PREFEITURA LANÇA O EDITAL PARA O BRT.

Prefeitura lança edital para ônibus rápido em BH
Os interessados têm até 1º de abril para entregar as propostas e o menor preço será escolhido A BHTrans abriu concorrência pública para contratar empresa de engenharia que vai prestar os serviços de consultoria especializada na implantação do transporte rápido por ônibus (BRT, bus rapid transit, em inglês). O sistema vai usar corredores viários que ligam o Centro de Belo Horizonte a importantes destinos do Vetor Norte, como a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o aeroporto de Confins e o futuro terminal rodoviário da capital, previsto para ser instalado no Bairro São Gabriel.A nota de abertura da licitação foi publicada na última edição do Diário Oficial do Município (DOM) e prevê a contratação de empresa para elaboração do projeto de engenharia. Os interessados têm até 1º de abril para entregar as propostas e o escolhido vai ser aquele que oferecer o menor preço. Depois da seleção, o estudo tem prazo de nove meses para ser entregue. A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é de que o contrato seja assinado em maio e concluído nos primeiros meses do próximo ano. Segundo o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, o projeto é implantar o BRT nas grandes avenidas da cidade.O estudo vai definir a localização das estações, os tipos de linhas de ônibus, quais ligações e a quantidade de coletivos, de acordo com a demanda. Além disso, aproveitando o espaço das calçadas está prevista também a construção de ciclovia, detalha.O projeto que usa pistas exclusivas de ônibus já existentes e alargamento de outras, operadas por coletivos articulados e com maior capacidade de passageiros é dividido em três fases: Lagoinha à Estação São Gabriel (1ª fase); Lagoinha até a Estação Vilarinho (2ª fase) e Lagoinha em direção à Avenida José Cândido da Silveira (3ª fase). No contrato assinado com o governo federal para as obras da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade foram garantidos os recursos suficientes apenas para a 1ª fase, além da implantação de mais dois ramais em quatro corredores que ligam ao Mineirão Pedro II e Carlos Luz e Antônio Carlos e Pedro I.Há um mês, tiveram início os estudos para o ramal Antônio Carlos e Pedro I e a expectativa é que nas próximas semanas seja assinado contrato para as avenidas Pedro II e Carlos Luz. Concluídos os projetos, será contratada uma empreiteira para execução das obras. No caso da Avenida Cristiano Machado e da Antônio Carlos, uma vantagem é a existência da busway (corredor exclusivo para coletivos), enquanto no caso da Pedro II e Carlos Luz é preciso fazer, além do projeto de engenharia, análise para desapropriação de imóveis que possibilitem a construção das estações de embarque. A Avenida Pedro I tem projeto de alargamento, suficiente, segundo a BHTrans, para acomodar o projeto.Seguindo o exemplo de Curitiba (PR), o sistema rápido de trânsito prevê pagamento antecipado de passagem, embarque de passageiros no mesmo nível dos ônibus e outras facilidades que aproximam os ônibus do metrô. Mas, segundo Freitas,é imprescindível para o trânsito da cidade a expansão do metrô. Visando uma solução definitiva, ressalta.Os corredores rápidos devem garantir maior agilidade no transporte de parte dos 150 mil passageiros/dia que usam as linhas municipais somente na Avenida Cristiano Machado. Além de absorver parte dos motoristas que circulam sóem carros particulares.Com a implantação do sistema de transporte rápido nas avenidas, quem se desloca no Vetor Norte terá três opções de transportes: metrô até a Estação Vilarinho; dois ramais do BRT Antônio Carlos e Cristiano Machado e ainda está previsto que o governo estadual implante o monotrilho da Estação Vilarinho até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, passando pela nova sede do governo. Além disso, com o lançamento da segunda etapa do PAC da Mobilidade, a prefeitura espera conseguir recursos para as implantação das duas fases seguintes do ramal da Cristiano Machado do BRT.
Fonte: Portal UAI

O GRUPO MH INFORMOU,QUE TAMBÉM VAI PARTICIPAR DA LICITAÇÃO.COM ISSO É A PRIMEIRA EMPRESA FICTÍCIA Á INFORMAR A SUA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO DO BRT DE BH.

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